Ji-Paraná (Ro), 20 de abril de 2019 - 05:13

Economia

05/08/2015 05:47 Assessoria

Colíder: obras da usina avançam às margens do Teles Pires

A Usina Hidrelétrica Colíder, que está sendo construída pela Copel no rio Teles Pires, está com 85% das obras de implantação prontas.

A barragem da hidrelétrica que atravessa o rio de uma margem à outra está finalizada. Ela foi toda construída em terra e rocha e tem 1.526 metros de comprimento e 40 metros de altura.

Junto ao barramento, na margem direita do rio, está em construção o sistema de transposição de peixes (STP), um canal que permitirá a migração das espécies aquáticas através da barragem, em especial na época de piracema. A estrutura já foi escavada e recebe acabamento em concreto.

A casa de força que abrigará os três grupos de turbinas e geradores da usina também está em fase de acabamento. Dentro dela, já foi iniciado o trabalho de montagem dos equipamentos que vão permitir a produção de energia elétrica. A hidrelétrica Colíder terá potência instalada de 300 megawatts (MW) – o que significa que poderá gerar eletricidade suficiente para atender às necessidades de 850 mil pessoas. A operação da planta está prevista para 2016.


 

Copyright © - 2019 AgitoFest – todos os direitos reservados

Fale com a gente

agitofest@agitofest.com.br

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo